Tecnologia Robo-Hair
Os sistemas de transplante capilar robótico são um novo estágio de desenvolvimento na indústria de restauração capilar que utiliza robótica, inteligência artificial e engenharia de precisão com o objetivo de automatizar e agilizar o processo de transplante capilar. Esses sistemas tentam, portanto, aumentar a precisão, repetibilidade e eficiência dos procedimentos cirúrgicos de transplante capilar e também reduzir a incidência de erros e fadigas do cirurgião. Portanto, vale a pena mudar para o exame dos detalhes dessa tecnologia bastante promissora.
A metodologia da restauração capilar artificial
A ideia de aplicar robótica à HT foi apresentada pela primeira vez no início dos anos 2000, para superar as desvantagens dos métodos tradicionais. O primeiro sistema robótico que chegou ao mercado foi o sistema ARTAS, lançado ao público em 2011. Desde então, várias mudanças geracionais ocorreram e esse sistema apresenta características aprimoradas em termos de velocidade, precisão e versatilidade.
Subconjuntos de sistemas de transplante capilar robótico
1. Sistema de imagem: - Resolução digital sobre as câmeras e mapeamento 3D. - Imagem padronizada da distribuição do crescimento do cabelo e couro cabeludo do paciente 2. Inteligência Artificial: - Estratégias para detecção e escolhas do folículo - Medição do ângulo do cabelo, população e orientações espaciais em tempo real 3. Braço Robótico: - Construído com grande atenção aos detalhes para garantir movimentos suaves e precisos. - Equipado com ferramentas para coleta e posicionamento especificamente para seu tipo 4. Interface do Usuário: - Permite que o cirurgião elabore um procedimento de desenvolvimento e supervisione o processo de implementação. - Oferece dados de observação de séries temporais e escolhas de controle 5. Unidade de Colheita: - Algumas das ferramentas de punção especializadas para coleta de unidades foliculares individuais - Parâmetros que permitem controle e seleção sobre o cabelo e a pele do couro cabeludo. 6. Unidade de Implantação (em alguns sistemas avançados): - Transferência mecanizada dos folículos coletados - Programável para fornecer a densidade e distribuição necessárias

A técnica cirúrgica de restauração capilar conhecida como Transplante Capilar Robótico.
1. Planejamento Pré-Procedimento: - Um estudo inicial do couro cabeludo do paciente envolve a varredura do couro cabeludo e a criação de um mapeamento do couro cabeludo. - Na utilização do sistema, o cirurgião usa o software para determinar as áreas a serem coletadas e as áreas para transplantar as células. 2. Fase de Colheita: - O braço robótico seleciona especificamente unidades foliculares individuais para enxerto. - Algoritmos de IA ajudam a selecionar enxertos adequados e também reduzem as taxas de transecção. 3. Preparação do Enxerto: - Esses enxertos maduros extraídos são acumulados e preparados para implantação. - Em alguns sistemas, esse processo é parcialmente automatizado para que as etapas preliminares sejam feitas pelo computador, enquanto os últimos estágios são concluídos manualmente. 4. Fase de Implantação: - Em sistemas avançados, o robô também é capaz de implantar órgãos e partes do corpo. - Caso contrário, o cirurgião sutura os enxertos coletados na área necessária. 5. Cuidados Pós-Procedimento: - Como a abordagem FUE clássica com possível cura acelerada devido à maior precisão Aqui estão alguns dos benefícios que podem ser associados aos sistemas robóticos de transplante capilar: 1. Consistência: Comparados aos sistemas tripulados, os sistemas robóticos não se fatigam e, portanto, não apresentam erros decorrentes da fadiga do operador. 2. Precisão: Essa precisão aumenta a sobrevivência do enxerto e fornece uma aparência natural aos pacientes, devido à coleta e implantação refinadas do enxerto. 3. Trauma reduzido: É por isso que as excisões microcirúrgicas são menos destrutivas para o tecido circundante, podem levar a uma melhor cura e tornar a cicatrização menos provável. 4. Eficiência: Existem tipos de sistemas robóticos que são capazes de obter enxertos de forma mais eficiente do que o processo manual, reduzindo assim a quantidade de tempo que pode ser necessária. 5. Análise objetiva: Algoritmos de aprendizado de máquina capturam informações muito mais detalhadas e precisas do tipo de cabelo e áreas do couro cabeludo, auxiliando assim no planejamento do tratamento. 6. Erro humano minimizado: A aplicação de etapas críticas na maioria das vezes de automação leva à prevenção de erros que são discriminatórios de técnicas manuais. Alguns dos sistemas de transplante capilar robótico conhecidos foram listados abaixo.
1. ARTAS iX:
A versão atual, ARTAS iX, revelada em 2018, é um sistema de segunda geração do primeiro ARTAS introduzido e fornece coleta e implantação. Ele apresenta: - Maior eficiência ao reduzir o tempo de coleta (em até 50% em comparação com versões ou modelos anteriores) - Melhoria das habilidades de planejamento operacional 3D - A possibilidade de coleta de vários locais do couro cabeludo. - Funcionalidade de implantação automatizada Exemplo: O estudo conduzido no periódico 'Dermatologic Surgery' em 2022 revelou que as taxas de sobrevivência do enxerto no sistema ARTAS iX foram analisadas em 95 por cento, enquanto as taxas de FUE com tratamento manual básico foram de apenas 88 por cento.
2. HAIRCELL:
Desenvolvido na Coreia do Sul, o sistema HAIRCELL foca na coleta ultraprecisa e oferece: - Os tamanhos de punção são tão pequenos quanto 0,7 mm - Articulado para que a profundidade ajustável do corte possa ser obtida para se adequar à espessura variável do couro cabeludo. - Aprendizado de máquina para seleção de enxertos para prejudicar menos as formações foliculares circundantes Exemplo: Em comparação com o sistema HAIRCELL discutido acima, houve uma economia de 30% de tempo na preparação do enxerto com os 100 pacientes em um ensaio clínico, pois o sistema efetivamente colhe os enxertos.
3. NEOGRAFT 2. 0:
Apesar de não ser completamente automatizado, o sistema NeoGraft 2. 0 incorpora recursos automatizados e coleta inteligente de enxertos: o sistema 0 também inclui alguns dos recursos de automação da operação em si, bem como coleta inteligente de enxertos: - Extração de folículos pneumática - Um sistema automático de coleta e classificação de enxertos que será completamente robotizado - Quando fazer o ciclo de perfuração no campo para obter o melhor ângulo de corte. Exemplo: Para dar suporte a essas conclusões, foi realizada a comparação quantitativa de cinquenta pacientes submetidos ao tratamento NeoGraft 2. Destes, 0 alegou 97% de satisfação do paciente e 15% de aumento no rendimento do enxerto quando comparado à técnica FUE anterior da clínica feita manualmente.

Desafios e limitações
Apesar de suas vantagens, os sistemas robóticos de transplante capilar enfrentam alguns desafios: 1. Custo: Há uma grande aposta com esses sistemas: os custos gerais e recorrentes no ponto inicial e posteriormente são insistentemente excessivamente altos, principalmente para as clínicas. 2. Curva de aprendizado: Portanto, é bastante claro que cirurgiões e técnicos que são obrigados a operar tais sistemas requerem treinamento especial. 3. Flexibilidade: Existem alguns cirurgiões que empregam sistemas manuais, pois estes últimos oferecem mais flexibilidade no combate às peculiaridades dos pacientes. 4. Dependência excessiva da tecnologia: Teme-se que um tipo de automação possa levar a um declínio na habilidade manual na execução de procedimentos cirúrgicos entre os cirurgiões. 5. Adequação limitada: No entanto, é importante ressaltar que nem todos os clientes podem ser "conectados" para tratamentos robóticos, isso se deve ao estado de seus couros cabeludos ou ao tipo de cabelo que eles têm.
Desenvolvimentos futuros
A perda de cabelo ainda é um dos problemas mais agudos e a ciência da restauração capilar robótica ainda está em sua infância. Desenvolvimentos futuros podem incluir: 1. Novo atributo ou raspador da Inteligência Artificial que permite aumentar o grau de precisão na determinação de qual tipo de enxerto deve ser usado e onde esse tecido enxertado precisa ser implantado. 2. Extensões que incluem o uso do ambiente de RV e, em particular, no planejamento de cirurgias e educação. 3. Redução de subpartes com vistas ao ajuste fino e à minimização da intrusão básica 4. Adaptação da tecnologia de bioimpressão para fabricação de folículos
Conclusão
É por isso que, desde a chegada dos sistemas de transplante capilar robótico, eles enriqueceram os parâmetros do transplante capilar e só podem melhorar a qualidade do transplante capilar. Por mais que tudo isso venha com desafios diferentes, a progressão de tais sistemas dá uma melhor base para aqueles que estão dispostos a fazer o transplante capilar. com o passar do tempo e o avanço e a aplicação convencional da tecnologia na restauração capilar, ela será dominada pela robótica. No entanto, o fato de que as operações exigem cirurgiões cardiotorácicos qualificados deve ser incluído no planejamento das operações, bem como no tratamento da maior probabilidade de complicações. O transplante capilar permanece como o futuro do avanço da tecnologia útil no tratamento capilar e em conexão com a consulta humana.
Alexander Gray
, às 8:00 am RetornarAgh, nunca pensei que poderia fazer um transplante capilar de um robô, muito bem! Quão segura é essa tecnologia?
Emanuel Thiago
, às 2:56 pm RetornarNa verdade, é bem seguro. Sistemas robóticos como o sistema ARTAS foram liberados para uso e estão em prática há mais de dez anos.
Emily Tran
, às 1:00 pm RetornarEntão isso significa que os cirurgiões iniciantes não são mais necessários para cirurgias de transplante capilar?
Julian Styles
, às 9:23 am RetornarDe forma alguma! Mas os cirurgiões continuam sendo instrumentalmente importantes para a orquestração e liderança da operação. É meramente um instrumento extremamente sofisticado, ou uma ferramenta nas mãos daqueles assim equipados.
Emanuel Thiago
, às 11:23 am RetornarSim, é isso.
Gabriel Garcia
, às 5:25 pm RetornarLembro que tenho algo que quero perguntar a eles, ah sim, é o custo. Isso significa que, além de alguns casos de transplantes de unidade folicular, o transplante capilar robótico é mais caro do que outras técnicas convencionais?
Emanuel Thiago
, às 7:25 pm RetornarInicialmente, sim. A tecnologia é cara. Mas, a longo prazo, ela se mostra mais barata, pois os resultados e projetos entregues são mais eficientes.
Abigail MacLeod
, às 10:00 pm RetornarEsses robôs são para todos os tipos de cabelo? O que acontecerá com pessoas com cabelos muito cacheados?
Jackson Hall
, às 8:48 pm RetornarNossa! Todos os tipos são acomodados pela maioria dos sistemas, mas quando o cabelo é muito cacheado, ele se torna provocador. Novamente, é aconselhável procurar aconselhamento profissional, esquecendo-se da sua situação.
Ophelia Lau
, às 9:28 am RetornarO ARTAS iX parece ter um nome atraente. Alguém entre vocês já trabalhou com ele?
Emanuel Thiago
, às 10:35 am RetornarO meu foi feito ano passado usando ARTAS iX. É muito bom e, como vou dizer novamente, a recuperação foi mais rápida do que eu pensava que seria.
Marley Russell
, às 12:55 am RetornarOphelia Lau, Tenho uma série de perguntas principalmente sobre os aspectos da curva de aprendizado dos cirurgiões. Mas não seria melhor trabalhar apenas com técnicas manuais testadas e comprovadas?
Ophelia Lau
, às 2:54 pm RetornarHola Emanuel Thiago, Qual é a taxa de sobrevivência do enxerto na operação de transplante robótico em relação à operação de transplante manual?
Emanuel Thiago
, às 10:35 am RetornarÉ sim Ophelia Lau Meininger e colegas descobriram que a sobrevivência do enxerto aumenta em um nível ligeiramente mais alto com sistemas robóticos, 95%, enquanto nos métodos manuais varia entre 88 e 90%.